O Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, uma parcela de Mata Atlântica brasileira que cobre cerca de 11,9 mil hectares e é aberta à visitação, registrou a menor temperatura do ano até agora na noite desta terça-feira (20): os termômetros da Estação Campo Belo marcaram - 6,8°C.
A 2.380 metros de altitude, a estação, parte de um levantamento da WS Consultoria Climatológica em parceria com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), não entra nos registros oficiais por se tratar de um projeto de acompanhamento.
Te podría interesar
A temperatura negativa foi alcançada pela altitude elevada da estação no período do ano em que o Brasil começa a "esfriar": as temperaturas no outono, que vai de março a junho no Brasil, tendem a ser menores no Sul e no Sudeste do país.
O fenômeno está ligado à atuação de massas de ar frio que vêm do sul do continente, além da diminuição da incidência de luz solar no Hemisfério Sul que ocorre com a diferença de inclinação do eixo terrestre durante a estação.
Te podría interesar
Além disso, frentes frias costumam acompanhar as massas de ar frio que avançam pelo país, provocando quedas de temperatura e, em algumas regiões, chuvas.
O Parque Nacional do Itatiaia, além de registrar a menor temperatura do país, é também sua unidade de conservação mais antiga. Criado em junho de 1937, concentra alguns dos picos mais altos do Brasil, com até 2.800 metros de altitude, o que facilita o monitoramento climático a partir dali.
Créditos: Wikimedia Commons
A grande parcela de Mata Atlântica, no maciço do Itatiaia (onde está o Pico das Agulhas Negras), ao sul dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, é aberta à visitação e tem fauna e flora exuberantes, com o maior índice de endemismo do Brasil (isto é, maior número de espécies nativas ou que só ocorrem ali).
O Parque está sob a influência, além disso, de três tipos climáticos: Csb, Cwb e Cwa. O Csb é marcado por um clima temperado e úmido, que garante verões mais secos; o Cwb, o temperado e úmido com invernos mais secos; e o Cwa, um temperado e úmido com invernos secos e verões quentes. Isso quer dizer que, durante o inverno, entre julho e agosto, a temperatura na região diminui consideravelmente, assim como os índices de chuva, o que torna o local frio e seco.
Para visitar as trilhas e cachoeiras do parque em atividades de ecoturismo, basta consultar o site da unidade de conservação aqui.