• PIONEIRISMO

    Maricá será primeira cidade a oferecer tratamento pioneiro contra câncer no Brasil

    Universidade de Vassouras será parceira na concepção e istração do primeiro centro de tratamento de câncer com prótons do Brasil

    Escrito en RIO el

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou que o município será sede do primeiro Centro de Protonterapia do Brasil destinado a um moderno tratamento contra câncer com uso de prótons – na prática, uma terapia que diminui radicalmente os efeitos colaterais no tratamento da doença, em comparação com a radioterapia convencional. Será a primeira unidade do país a oferecer gratuitamente o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  

    O acordo para o desenvolvimento do projeto entre a gestão municipal e a Fundação Educacional Severino Sombra (Fusve), entidade mantenedora da Universidade de Vassouras, foi assinado nesta terça-feira (18). A instituição já possui memorando de entendimento com a Quirónsalud, responsável pelo Centro de Tratamento de Prótons de Madri, na Espanha.

    A unidade no município terá a parceria do Centro de Tratamento de Prótons de Madrid, referência mundial nesse tipo de tecnologia. "Somos pioneiros em várias iniciativas em nossa cidade e seremos também nesse tratamento, fundamental para a vida de tantos pacientes que lidam com essa doença cruel. Vamos oferecer avanço tecnológico e um ineditismo no Brasil que vai gerar reflexos até no chamado ‘Turismo de Saúde’, prestando em Maricá um serviço que se tornará referência nacional", disse Quaquá.

    O secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, que participou nesta terça-feira, 18/03, de visita técnica ao Centro em Madri, destacou a efetividade do tratamento, sobretudo em crianças. “Já sabemos que, para combater a doença, há um conjunto de inovações em radioterapia e biologia molecular. O Centro de Protonterapia em Maricá será uma revolução”, afirmou. 

    Um acordo entre a Prefeitura e a Fundação Severino Sombra (FUSVE), entidade mantenedora da Universidade de Vassouras, permitirá o avanço. 

    Do diagnóstico ao atendimento ambulatorial

    Além do moderno tratamento com prótons, o Centro de Protonterapia de Maricá vai oferecer toda a linha de atendimento ambulatorial e diagnóstica do câncer: quimioterapia, radioterapia, PET CT (exame de diagnóstico por imagem capaz de detectar tumores em todos os lugares do corpo), mamografia, endoscopia/colonoscopia e tomografia computadorizada.

    "O próton será o protagonista, mas teremos um complexo no entorno, com medicina nuclear, diagnóstico, análises clínicas específicas. A Universidade de Vassouras se coloca como uma parceria desse projeto também no campo de pesquisa, uma fatia fundamental desse centro", disse o presidente da FUSVE, Gustavo Oliveira do Amaral.

    O Protocolo de Intenções, assinado entre a Prefeitura e a FUSVE, prevê que será responsabilidade de Maricá a construção de toda a infraestrutura necessária, além da articulação com o Governo Federal para integrar os serviços ao SUS.  Também mantido pela FUSVE, o Hospital Mário Kroeff - uma instituição filantrópica que atua na prevenção, tratamento e recuperação de diversos tipos de câncer há mais de 80 anos - será o responsável pela operação do equipamento. 

    Diretora-geral da Universidade de Vassouras, Denise Cardim disse que a iniciativa será ainda uma oportunidade para os alunos de Medicina na instituição, subsidiados pelo programa municipal aporte Universitário. “É um marco que revoluciona o curso de Medicina. Esses alunos vão ter a chance de trabalhar diretamente dentro do centro de pesquisa desses prótons”, afirmou.

    O Grupo Quirónsalud, que mantém o equipamento visitado em Madri pela equipe da Secretaria de Saúde, vai prestar e e oferecer formação de especialistas na área. 

    Entenda o que é protonterapia e suas vantagens 

    A protonterapia é uma modalidade de radioterapia de última geração que se diferencia das técnicas convencionais pela precisão na istração da radiação, reduzindo significativamente os efeitos colaterais durante o tratamento do câncer, principalmente em crianças. Evidências científicas demonstram que o tratamento está associado à redução de complicações pós-tratamento e menor risco de formação de novos tumores. 

    Economia

    A moderna terapia pode gerar economia para os sistemas de saúde pública e previdenciário ao minimizar internações prolongadas. A criação do Centro de Protonterapia de Maricá contribuirá para a criação de um polo em saúde, fortalecendo o turismo de saúde e, a exemplo de outras cidades no mundo, atraindo pacientes de diversas regiões do Brasil e da América Latina.

    Doutor em Biologia com especialização em Biologia Molecular e em Ciências Físicas, Fidel António Castro (neto do revolucionário cubano Fidel Castro) participou da visita técnica e exaltou a tecnologia.  “O Brasil ter seu primeiro centro de prototerapia será extremamente importante para a ciência do país e para todos os brasileiros”, disse.

    Reporte Error
    Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
    Carregar mais